FESSERGS PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMITÊ EXECUTIVO DA CLATE
Data de publicação: 20 Jun 2024

De 29 a 31 de maio ocorreu a Reunião do Comitê Executivo da Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais em CURAÇAO.
Estão presentes dirigentes sindicais de 16 dos 19 países membros da CLATE, da América Latina e Caribe. A reunião antecede à reunião Anual da OIT que ocorreu em junho, em Genebra, na Suíça.

O presidente da Fessergs e secretário de Assuntos Internacionais da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, Sérgio Arnoud e a presidente do SindiGeral e a diretora da Confederação, Terezinha Castro participam como membros da comitiva da Confederação de Servidores Públicos do Brasil, liderada pelo presidente João Domingos Gomes dos Santos.

 

Os temas principais foram a Negociação Coletiva e convenção 151 da OIT e a Reforma do Estado e participação no congresso da CLAD, Centro Latinoamericano de Desenvolvimento da Administração Pública.

Sérgio Arnoud, que foi eleito para a Comissão Redatora da Declaração do Encontro e expôs a dramática situação do RS causada pela irresponsabilidade humana no trato de questões ambientais e que ameaçam todo planeta.

 

ARNOUD RELATA TRAGÉDIA AMBIENTAL NO RS E PEDE APOIO INTERNACIONAL

Em uma emocionada manifestação, Sérgio Arnoud  ressaltou que “ainda temos mais de 580 mil pessoas desalojadas, cerca de 170 mortos e uma centena de desaparecidos”.Nesse sentido fez um agradecimento e um apelo por apoio internacional. E também assinalou que a questão climática e ambiental exige enfrentamento imediato, sob pena de comprometer milhões de vidas no nosso planeta.

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

A delegação brasileira, liderada por João Domingos Gomes dos Santos, presidente da CSPB, apresentou os informes do Brasil e ressaltou a luta da Confederação pela negociação coletiva e pela Marco Regulatório do Serviço Público.

Terezinha Castro falou da importância da Convenção 190 da OIT que trata do assédio sexual e laboral, defendendo sua implementação imediata em nossos países.

Igualmente se manifestaram os diretores Marco Antônio Correia da Silva e André Santos.

DECLARAÇÃO DO COMITÊ EXECUTIVO DA CLATE DEFENDE CONSTRUÇÃO DE ESTADO DEMOCRÁTICO E SOCIAL DE DIREITO, COM ELIMINAÇÃO DAS DESIGUALDADES E SOLIDARIEDADE AO RS

 

No encerramento da reunião do Comitê Executivo da CLATE, por unanimidade, foi aprovada Moção de Solidariedade ao povo gaúcho, vítima da calamidade que ceifou vidas, destruiu cidades, empresas e empregos.

A Declaração final do encontro exige um cessar fogo na Faixa de Gaza para por fim ao genocídio que extermina o povo palestino, e a Paz na Europa.
Por fim, defende a construção de um Estado/País sem desigualdades, um Estado Social, Democrático e com justiça Social.