IPE: PROJETO PARA CURTO PRAZO NÃO GARANTE SUSTENTABILIDADE SO SISTEMA DE SAÚDE
Data de publicação: 19 Maio 2023
 

O Fórum Permanente em Defesa do IPE Saúde, entidade que reúne mais de 50 sindicatos, Federações e Associações de servidores públicos estaduais e municipais, avalia que o Projeto apresentado pelo governador Eduardo Leite não garante sequer a Sustentabilidade do Sistema de Saúde IPE, por se tratar de proposta de curto prazo, meramente transitória, para empurrar a crise para o próximo governo.

Não há nenhuma ampliação das receitas para garantir a melhoria do Sistema IPE, senão as que invadem o bolso dos servidores e segurados de baixos salários.

Segundo o presidente da Fessergs e dirigente do Fórum, Sérgio Arnoud, isso fica claro quando se verifica que as tabelas serão atualizadas necessariamente por conta da inflação médica, enquanto a Revisão Anual de salários não é praticada pelo Governo há nove anos. A isso, soma-se o aumento da coparticipação para 50% e as cobranças aos dependentes. 

O risco de evasão em massa do Instituto pelos servidores de baixos salários é iminente, enquanto a aposta no retorno dos altos salários é uma incógnita, principalmente se levarmos em conta a criação do Auxílio Saúde para estas categorias.

O projeto em tela afasta o regime Solidário e a paridade, princípios essenciais e muito caros ao Sistema que claramente foram substuídos pelo balizamento atuarial determinado pela ANS aos planos de saúde privados.

O FÓRUM PERMANENTE EM DEFESA DO IPE SAÚDE e as entidades que o integram, manifestam sua total indignação quanto ao Confisco salarial contra os baixos salários e reafirma sua disposição de buscar todas as formas possíveis para impedir a aprovação dessa proposta. 



Tatiana Danieli
Jornalista Diplolmada - MTB 8781