FÓRUM DO IPE REAFIRMA QUE SOLUÇÃO PASSA POR REAJUSTE ANUAL E POR AMPLIAÇÃO DA REDE DE SUSTENTAÇÃO
Data de publicação: 4 Maio 2023

Em audiência na tarde desta quinta-feira (04) com o presidente do Instituto, Bruno Jatene, o Fórum Permanente em Defesa do IPE-Saúde, reafirmou que a solução para a crise passa pelo reajuste anual dos servidores públicos e pelo aumento da rede de sustentação da autarquia, com o acréscimo de novas formas de custeio. O presidente da Fessergs, Sérgio Arnoud, aproveitou a ocasião parara ressaltar que "o próprio governo confessou que seria necessário 32% de reajuste na folha para garantir a sustentabilidade do IPE. Porém, esse percentual foi sonegado dos servidores que estão há nove anos sem reposição da inflação, com os saláios praticammente congelados, uma vez que a reposição de 6% não significou praticamente nada, diante da perda no período, que ficou em 60%. Além disso, se o projeto de reestruturação for aprovado como está vai encolher os vencimentos e inviabilizar o plano para milhares de segurados. Se tivesse ocorrido a reposição correta IPE-Saúde seria superavitário".

O Fórum entregou um documento ao presidente do Instituto que aponta formas de aumentar a rede de sustentação, mostrando claramente fontes de recursos, tomando de exemplo o próprio Sistema Ùnico de Saúde, o SUS, uma vez que os dois são "sistemas" e não "planos de saúde", não podendo ser equiparados aos planos de saúde privados. O presidente do Fórum, Júlio César Lopes Pereira, ressaltou que o Estado "parece ter recuado o encaminhamento do projeto à Assembleia após a pouca receptividade, ou por ainda levantar tantos questionamentos inclusive de seus aliados. Nós estamos apontando saídas. Queremos salvar o IPE-Saúde".

O estudo entregue ao presidente do IPE-Saúde foi baseado nos dadoss do Portal da Transparência e é assinado pelo Fórum Permanente Defesa IPE, que reúne entidades municipais, estaduais e ainda a Confederação dos Servidres Públicos do Brasil (CSPB) e a Central dos Sindicatos Brasileiros(CSB).
Segue material completo entregue ao presidente Bruno Jatene:
Tatiana Danieli
Jornalista Diplomada - MTB 8781