Unidos pela Democracia!
Data de publicação: 29 Jun 2020

Mais de 60 entidades lançaram nesta segunda-feira (29), a campanha “#BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida”. A CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros, a CSB RS e a FESSERGS se somaram a campanha. Segundo os organizadores, a ação é “uma resposta à situação enfrentada pelo país, que exige a união de todos em defesa da democracia, ameaçada pelo ataque permanente e inconcebível às instituições, à imprensa, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos dos cidadãos e cidadãs consagrados na Constituição Federal”. Entre as organizações que estão a frente da campanha, estão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), Comissão Arns, centrais sindicais, movimentos sociais, articulações pró-democracia e organizações não-governamentais.

A campanha também será em defesa da vida, “ameaçada pela descoordenação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus, agravando a já crítica situação sanitária e econômica, implicando mais sofrimento a trabalhadoras e trabalhadores, às populações vulneráveis e inviabilizando a sobrevivência de empreendedores, em especial micro e pequenos empresários”, como afirma o manifesto de lançamento do movimento.

Para marcar o lançamento da campanha há uma grande mobilização nas redes sociais, com participação das entidades e personalidades, o lançamento do site, que terá espaço para novas adesões, e projeções em pontos icônicos de algumas capitais. A primeira atividade, logo após o lançamento, será a Virada da Democracia, nos dias 4 e 5 de julho – um evento coletivo com dezenas de atividades propostas pelas organizações envolvidas, entre palestras, ações culturais e manifestações virtuais.

A campanha está no ar nos seguintes canais: Sites, Facebook, Instagram e Twitter.

Obs.: Em paralelo, estão sendo articuladas ações de assessoria de imprensa, influenciadores, intervenções e projeções nos espaços públicos.